Plano Estratégico Institucional da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha/RS
A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha/RS define seu Plano Estratégico Institucional para os próximos anos, com o objetivo de estabelecer políticas de aperfeiçoamento dos trabalhos desempenhados pelo Poder Legislativo, no intuito de alcançar a excelência no atendimento das necessidades dos cidadãos florenses.
O plano foi criado considerando as necessidades diagnosticadas no dia a dia, bem como as novas imposições trazidas pelas legislações, e contempla ações a curto, médio e longo prazo, podendo ser periodicamente reavaliado, através da análise dos resultados obtidos. A execução dos itens planejados competirá a cada um dos setores diretamente envolvidos, com o aval e autorização da Mesa Diretora, se assim se fizer necessário.
Objetivos Estratégicos:
- Excelência no desenvolvimento das atividades legislativa: consiste em avaliar, de forma criteriosa, todos os projetos de lei propostos perante a Casa Legislativa, no intuito de aprimorar o processo legislativo.
- Transparência e Comunicação: Consiste em dar visibilidade à população acerca do trabalho legislativo, orçamento, gastos públicos, dentre outros temas afetos à Casa Legislativa, incentivando, inclusive, a realização de audiências públicas e sessões informativas para manter a população a par das atividades da Câmara e ouvir suas necessidades.
- Proximidade com os Munícipes: Estabelecer canais de comunicação efetivos para receber sugestões, demandas e críticas da população, a fim de representá-las de forma adequada e atender às suas necessidades.
- Investimento em Tecnologias de Gestão: Buscar constantemente o aprimoramento tecnológico para otimizar a gestão interna da Câmara Municipal, facilitar o fluxo de informações e garantir a eficiência no uso dos recursos públicos.
- Capacitação dos Servidores: Investir no desenvolvimento contínuo dos servidores da Câmara, por meio de treinamentos e capacitações, para que estejam preparados para desempenhar suas funções de forma eficiente e ética.
- Colaboração e Diálogo entre os Vereadores: Incentivar a construção de um ambiente colaborativo entre os vereadores, promovendo o diálogo e a troca de ideias para o desenvolvimento de projetos de interesse público.
- Responsabilidade Fiscal: Zelar pelo equilíbrio das contas públicas, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal e garantindo o uso responsável dos recursos financeiros.
Metas:
- Aumentar a participação da população nas audiências públicas e sessões plenárias realizadas pela Câmara Municipal.
- Manter e aprimorar programa voltado ao público estudantil, conhecido como “Vereador por um dia” para proporcionar o conhecimento acerca do funcionamento das estruturas do Poder Legislativo.
- Aprimorar o sistema de gerenciamento eletrônico de documentos para otimizar a tramitação interna dos processos legislativos.
- Atualizar e simplificar os fluxos, trâmites e procedimentos relacionados aos protocolos legislativos, gerando maior celeridade e eficiência à Câmara Municipal.
- Implementar melhorias nos sistemas de tramitação de processos administrativos para gerar celeridade e eficiência.
- Atuar para que as normas, orientações e leis relativas aos fluxos e aspectos procedimentais da Câmara Municipal sejam sempre atualizados e adequados.
- Melhorar a interface do Sistema de Processo Legislativo, facilitando o uso da plataforma pelo cidadão.
- Incentivar e facilitar para que os agentes públicos e políticos realizem cursos de capacitação abordando temas relevantes para o exercício de suas funções.
- Criar o setor de compras dentro da Casa Legislativa, de modo a melhor organizar os processos licitatórios e as contratações dele decorrentes.
- Estabelecer um Planejamento Anual de aquisições de bens e serviços.
- Reorganizar o espaço físico da sede atual da Câmara Municipal, criando um ambiente adequado para acomodação de servidores, melhorando o atendimento aos munícipes, bem como para a guarda de documentos e materiais.
- Viabilizar a construção de uma nova sede para a Câmara de Vereadores, mais ampla e confortável, tanto para os servidores e vereadores, quanto para a população em geral.
- Realizar concurso público para provimento de cargos vagos e, assim, aperfeiçoar os trabalhos administrativos e de assessoramento.