03/07/2023

Vereadores aprovam repasse de recursos ao hospital

Proposta que autoriza crédito de R$ 150 mil à instituição teve aprovação unânime

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Flores da Cunha desta segunda-feira, dia 3 de julho, os vereadores aprovaram o projeto de lei nº 033/2023, que autoriza a transferência de recursos financeiros ao Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima e autoriza a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$150 mil. Os recursos são originários de emendas parlamentares do Senador Paulo Paim no valor de R$ 150 mil e serão transferidos ao à instituição para o incremento temporário ao custeio dos serviços de Atenção Especializada à Saúde.

Durante o grande expediente, o vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB)  informou sobre a resposta da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente em relação ao requerimento sobre a obra de ampliação do posto de saúde Irmã Benedita Zorzi. Conforme a resposta, a obra está na fase final de implementação das medidas de segurança do trabalho. O vereador destacou a importância de a prefeitura ser um exemplo ao iniciar obras somente quando todas as exigências de segurança forem atendidas e pediu uma aceleração na execução, considerando que recursos já foram destinados à conclusão. O vereador mencionou ainda uma reunião entre autoridades locais sobre a praça de pedágio e questionou por que não foram convidados. Ele também mencionou a necessidade de instalar um abrigo para os estudantes da Escola Municipal São José e destacou a necessidade de melhorias no ponto de venda de passagens do município, questionando se a comunidade continuará enfrentando desconforto no local atual.

O vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos) também tratou sobre a questão da rodoviária, com a falta de infraestrutura para abrigar pessoas em dias de chuva, ressaltando a importância de oferecer locais adequados para acomodação. Ele defendeu que, embora haja reclamações, é necessário encontrar uma solução temporária até que um local definitivo seja estabelecido. O republicano também mencionou que a situação gera desconforto para os trabalhadores envolvidos e suas famílias, e pede que seja encontrada uma solução por meio do diálogo entre o Executivo e os envolvidos. Ele destacou a movimentação das ruas e a comparação com a presença de carretas estacionadas, argumentando que o impacto dos ônibus seria menor. O vereador convidou os colegas a visitarem o local e ouvirem os envolvidos, enfatizando a importância de encontrar um consenso e melhorar a situação para todos.

A vereadora Silvana De Carli (Progressistas) anunciou uma parceria para a pavimentação de uma rua em Nova Roma, projeto que tramita na Casa desde a semana passada. Ela destacou a importância da participação dos moradores nas obras executadas pelo município. A parlamentar também tratou sobre saúde mental, e compartilhou um estudo que revelou altas taxas de ansiedade e depressão no Brasil, principalmente entre os jovens e as mulheres. Ela ressaltou a importância de discutir o tema, conscientizar a população e oferecer políticas públicas de apoio. Silvana também destacou a disponibilidade de atendimento psicológico e psiquiátrico no município, inclusive para o público idoso.

Projeto de Lei nº 033/2023

Autoriza a transferência de recursos financeiros ao Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima e autoriza a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$150 mil.

Autoria: Prefeito Municipal

Entenda: Os recursos são originários de emendas parlamentares do Senador Paulo Paim no valor de R$ 150 mil e serão transferidos ao Hospital Nossa Senhora de Fátima para o incremento temporário ao custeio dos serviços de Atenção Especializada à Saúde.