24/05/2022

Vitorio defende convivência democrática

Vereador diz que ataques à democracia pode afastar os cidadãos do compreendimento político

Na sessão desta segunda, dia 23, o vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB) comentou, no uso da tribuna, sobre os ataques à democracia no país e no mundo como uma tentativa de enfraquecimento do regime democratico. Para o vereador a convivência democrática requer que pessoas com diferentes posturas e opiniões possam dialogar e quando isso não é respeitado, a democracia está em perigo.

Conforme Dalcero, sempre que olhamos para uma pessoa ou político rival e não o vemos como alguém para discordar, mas como um inimigo, uma ameaça, um criminoso, quando deixamos de tolerá-lo, começamos a contemplar a possibilidade de ações extraordinárias. Quanto mais nos juntamos a um lado, mais toleramos abusos contra outro. Por isso, mais facilmente aceitamos que alguém seja preso, exilado, ou que um jornal de oposição seja fechado. Esse nível de polarização está muito evidente no Brasil e nos Estados Unidos, também em outros países onde a democracia ainda estava iniciando, e é o prenúncio de uma crise das instituições republicanas”, destacou.

O emedebista disse ainda que a democracia requer acordo e negociação e também exige que os cidadãos e os políticos vejam a oposição como legítima. Para o vereador, mesmo que seus opositores vençam, eles devem estar dispostos a aderir às regras do jogo democrático, que é participar e tentar vencer as próximas eleições, respeitando o resultado das urnas. “No Brasil as ameaças feitas ao nosso sistema eleitoral e às urnas eletrônicas, ao Supremo Tribunal Federal e ao Tribunal Superior Eleitoral, exemplificam a tentativa de enfraquecimento das instituições democráticas e os princípios básicos da democracia. Essas instituições constituem a República, não só a democracia. Quando lançamos dúvidas e questionamentos sobre o resultado desfavorável na eleição, o que se quer na prática, é eventualmente, executar um movimento de não legitimação dos eleitos”, refletiu.

Dalcero se preocupa que os ataques possam afetar a confiança da população nas instituições e assim gerar um afastamento dos cidadãos da política. “Outra forma bastante comum de ameaça à democracia, que vem acontecendo no Brasil e no mundo, são os frequentes ataques contra a imprensa e seus profissionais. Garantir o direito à liberdade de imprensa e expressão é um dos princípios vitais para um regime democrático”, acrescentou.

Por fim, o vereador falou sobre a internet e a circulação de informações em uma velocidade que dificulta a assimilação da qualidade e veracidade. “Ataques de intolerância nas redes, cerceamento de direitos, novas formas de censura, repressões violentas de manifestações populares e ataques à imprensa são alguns exemplos de violação dos direitos humanos e de enfraquecimento dos valores democráticos. Por isso devemos sempre ter em nossos discursos o que disse Rui Barbosa: ‘A pior democracia é preferível à melhor das ditaduras’.”, finalizou