18/09/2023

Vereadores aprovam LDO para 2024

Atualização do calendário de eventos oficiais e Dia da Conservação das Abelhas também foram aprovados

Na sessão ordinária desta segunda, dia 18, o legislativo florense aprovou três projetos de lei: o projeto do vereador Diego Tonet (Progressistas), que institui o Dia Municipal da Conservação de Abelhas; o PL 041/2023, do Executivo, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2024; e o PL 048/2023 que dispõe sobre o Calendário de Eventos Oficiais do município de Flores da Cunha.

No grande expediente o vereador Diego Tonet (Progressistas) defendeu seu projeto que institui o Dia da Conservação das Abelhas, destacando a importância de conscientizar a população sobre o papel crucial desses insetos na polinização e ressaltando que 1/3 dos produtos consumidos diariamente dependem delas. O parlamentar propôs incentivar campanhas educacionais com apicultores, agricultores e estudantes para reduzir a mortandade das colmeias e promover o desenvolvimento econômico por meio de boas práticas agrícolas. Além disso, o vereador enfatizou a dependência da polinização por abelhas na agricultura, citando dados que mostram algumas culturas que são dependentes. O progressista também mencionou o uso incorreto de defensivos agrícolas como um dos desafios a serem enfrentados na conservação das abelhas.

O vereador Horácio Natalino Rech (PSB) expressou suas condolências à família e amigos do Tropeiro Homero Zorgi, um dedicado defensor das tradições gaúchas, que faleceu nesta segunda-feira, época de Semana Farroupilha. O parlamentar destacou a importância dessa celebração para a preservação das raízes e identidade gaúcha, elogiando os piquetes por manterem vivas as tradições culturais. Horácio conclamou todos a apoiar e participar ativamente da Semana Farroupilha, fortalecendo a cultura gaúcha e a comunidade.

Confira as propostas aprovadas:

Discussão e votação do Substitutivo nº 01 ao Projeto de Lei nº 031/2023, que institui o Dia Municipal da Conservação de Abelhas.

Entenda: A proposta institui o Dia Municipal da Conservação de Abelhas, a ser comemorado anualmente no dia 23 de setembro, data que marca o início da primavera. O objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância das abelhas para o equilíbrio do meio ambiente e para a produção de alimentos, além de incentivar ações de preservação e conservação das espécies.

Discussão e votação da Redação Final do Projeto de Lei nº 041/2023, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2024.

Entenda: O projeto tem o intuito de especificar as obras e ações que serão realizadas pela administração municipal no próximo ano.

Discussão e votação do Projeto de Lei nº 048/2023, que dispõe sobre o Calendário de Eventos Oficiais do município de Flores da Cunha.

Entenda: A proposta atualiza os eventos oficiais do município incluindo e organizando os eventos para integrar todas as leis pertinentes a esta matéria em um único documento.