09/04/2018

Vereadora quer que Coral Nova Trento seja instituido Patrimônio Histórico Cultural Municipal....

Na sessão desta segunda-feira, 09 de abril, a Vereadora Claudete Gaio Conte (PDT), utilizou a tribuna para reforçar a importância da cultura local referente à imigração italiana, principalmente através da música que veio junto dos imigrantes. Diante disso, a vereadora indicou ao Poder Executivo a alteração na Lei Municipal 1062 de 19 de março de 1986, para incluir o registro de proteção do Patrimônio Histórico e Cultural de bens de natureza imaterial, possibilitando que o Coral Nova Trento se torne Patrimônio Histórico Cultural no Município de Flores da Cunha.

Para a edil, a cultura da Serra Gaúcha é muito rica, alicerçada pela imigração italiana e mantida pelos seus descendentes até os dias atuais. Em Flores da Cunha temos muitos exemplos dessa tradição como a manutenção do dialeto Vêneto, festas típicas, os filós, a produção de vinhos e gastronomia, e o grupo que mais divulgou essa cultura através da música no Brasil, foi o Coral  Nova Trento ao longo de 45 anos de existência. Para preservar este bem imaterial será necessária a criação de legislação, pois é de competência do Prefeito a alteração da lei.

Claudete reforçou a necessidade de melhorias da estrada de acesso ao distrito de Mato Perso. A vereadora manifestou sua contrariedade ao Projeto de Lei 015/2018 que autoriza a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$ 106.000,00, para aquisição de um veículo ao Prefeito Municipal. A respeito dos acontecimentos na Praça Nova Trento, Claudete informou que estará enviando algumas sugestões na próxima semana, fruto de reuniões com moradores das redondezas. “O problema é muito maior e as ações devem ser tomadas em conjunto numa tentativa de solucionar ou minimizar o problema de (tráfico, prostituição, delinquência e violência comuns nesse local)”, conclui a vereadora.