Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
25/11/2020

Vereador relembra projetos de sua iniciativa que trouxeram melhorias para o desenvolvimento urbano do município.

Projetos de iluminação em LED, regularização de escritórios virtuais e mudanças do Código de Posturas de 1969, estão entre suas iniciativas.

COMPARTILHAR

Na sessão desta segunda-feira, 23 de novembro, o Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB) usou a tribuna para falar sobre os quatros anos de seu mandato como vereador e suas ações defendidas na Câmara de Vereadores. Confira na íntegra:

Confira o pronunciamento no You Tube: AQUI (22:00 até 35:00)

OBRIGADO FLORES!

                Às vésperas de findarmos mais um ano e, por sequência, de meu mandato a frente como vereador, gostaria de reiterar minha reverência a todos os munícipes que confiaram em mim sua representatividade na Câmara Municipal. Foram 1.008 votos recebidos naquele dia 02 de outubro de 2016 que permitiram que eu, então com 29 anos, pudesse assumir esta importante missão enquanto vereador de nosso querido município.

                Foram quatro anos de muito trabalho e aprendizado. Impossível não lembrar da insegurança que senti desde a posse, pois não tinha ideia do que me aguardaria a partir daquele momento.

                Ao assumir meu mandato, procurei desde o início colocar em prática a plataforma que havia assumido durante a campanha, focada especialmente em questões importantes de planejamento, tais quais a nova configuração de bairros do perímetro urbano da sede do município e a revisão do plano diretor municipal, onde ambas as matérias foram objeto de discussão e aprovação nesta Casa.

                Defendi, ainda à época da campanha, a revisão do Código de Posturas de nosso município. Tive posteriormente a oportunidade de participar da Comissão Especial que iniciou os trabalhos de revisão. Por ser um assunto extremamente complexo, foi um trabalho de várias mãos, exigiu a ajuda e a colaboração de várias bancadas e vereadores, além da contratação de uma assessoria externa para montagem do projeto de lei, que atualmente passa por revisão final. Agradeço o empenho de todos os envolvidos neste projeto e reitero a necessidade de protocolarmos a peça o quanto antes, para iniciarmos a tramitação deste importante projeto, muito aguardado pela nossa comunidade.

                Nestes tempos obscuros de pandemia, nada mais atual que pudéssemos discutir as relações legais de trabalho remoto, além da possibilidade de emitirmos alvarás específicos para profissionais liberais que almejassem o compartilhamento de espaços, com foco na racionalização e economia de recursos. Assim sendo, aprovamos nesta Casa a lei de minha autoria que regulamenta a nível municipal os espaços colaborativos de trabalho, os chamados coworkings, preparando a nossa economia para as atividades colaborativas que virão.

                Em relação a outros projetos importantes destaco a minha preocupação com a eficiência energética de nosso município. Aprovamos o projeto de minha autoria que obriga os novos loteamentos a disporem de iluminação em LED, com foco na eficiência, na segurança e também na economia de recursos públicos. Encaminhei ainda, junto ao Poder Executivo, a inclusão de nosso município no programa de eficiência energética do Procel, projeto este em fase de análise final por parte do governo federal, que disponibilizará a fundo perdido cerca de R$ 500 mil ao nosso município para a modernização do parque de iluminação pública, substituindo as atuais lâmpadas convencionais por LED. Será um recurso importante para a próxima administração municipal a fim de modernizar a iluminação pública de nossa cidade!

                Ainda, aprovamos nesta Casa outro projeto importante com foco na padronização de passeios públicos. Além dos pisos táteis anteriormente em vigor, propus a exigência de canteiros e a padronização de revestimentos de calçadas, o chamado Manual de Passeios Públicos, atualmente exigido por todos os novos projetos arquitetônicos aprovados pela Secretaria de Planejamento.

                Todas estas ações que elenquei anteriormente foram bandeiras que sempre acreditei e julguei de extrema importância para o desenvolvimento urbano de nosso município. São pequenas ações que se somam a tantas outras necessárias a nível estrutural, principalmente a obras ligadas à infraestrutura pública, tais quais obras de fornecimento de água e tratamento de esgoto, porém que fogem de nossa atuação como legisladores. Certamente será um desafio para os novos gestores públicos e particularmente fiquei feliz em ver que este tema foi recorrente em todos os debates. Precisamos preparar o nosso município para o futuro e, certamente, estas matérias serão imperativas para alcançarmos este objetivo.

                Neste último ano de mandato pude ter a responsabilidade e a satisfação em assumir a presidência desta Casa. Ao longo deste ano pude realizar algumas mudanças estruturais importantes para a modernização da nossa Câmara de Vereadores, entre as quais destaco a implantação da votação eletrônica, um novo site mais completo, responsivo e com amplo acesso público, além da transmissão online de todas as nossas sessões ordinárias, extraordinárias e audiências públicas, aproximando as ações da Câmara a todos os munícipes, bem como será de fundamental importância para que os eleitores possam acompanhar a atuação de seus representantes de forma efetiva, mesmo que de maneira remota.

                Tramitam ainda nesta Casa, dois projetos importantes que versam sobre a nova Ouvidoria Parlamentar da Câmara e também o novo Regimento Interno. Ambas as matérias contaram com a colaboração de todas as bancadas e dos colegas vereadores, a qual agradeço pelo empenho e pela disposição de todos, em prol da construção destes projetos de maneira conjunta. Estes serão fundamentais para a modernização de nossa legislação, bem como auxiliarão na condução dos trabalhos da próxima legislatura. Faço um apelo especial a todos os colegas e comissões, para que possamos aprova-los ainda ao longo deste ano, de forma a não prejudicar o andamento destes projetos.

                Ademais, pude igualmente ao longo deste ano revisar todos os contratos da Câmara, cortando despesas desnecessárias e diminuindo outras, a fim de racionalizar os recursos públicos investidos na manutenção de nossos trabalhos. Este relatório será apresentado futuramente em sessão específica, a fim de tornar transparente todas as ações ao longo deste ano.

                Por fim resta-me apenas ao final deste pronunciamento, agradecer a cada um de vocês colegas vereadores, assessores e funcionários desta Casa. Chego ao fim deste mandato feliz, com o sentido de dever cumprido, muito em parte pela ajuda de todos vocês!

                Aqui aprendi que podemos construir algo importante com diálogo e respeito, que podemos convergir em pontos mesmo divergindo em outros. A arte da política se baseia na construção de pontes, ao contrário de muros. E como tudo na vida é efêmero e passageiro, somos apenas atores de um roteiro muito maior, cada qual com o seu papel a desempenhar.

                Muitos me questionaram do porque de não concorrer mais a um cargo eletivo. Respondo sempre de forma clara e de coração aberto. Acredito na renovação da política e que devemos sempre nos servir à ela, e não ao contrário. Acredito e gosto da politica, e penso que em algum momento futuro poderei retornar. Porém muitas vezes a vida nos coloca em momentos de escolha e, neste momento, optei por escolher a família e minha profissão, tão importantes para mim.

                A todos os eleitos, me coloco a disposição como cidadão para colaborar da forma que acharem pertinentes. Amo minha cidade e quero que ela avance cada vez mais!

                Aos novos vereadores, desejo discernimento, trabalho e fortaleza. Parabéns pela coragem e por colocarem seus nomes à disposição de nossa comunidade! Teremos a Câmara mais jovem de todos os tempos, o que vejo com muito bons olhos. Como Presidente do Poder Legislativo, me coloco à disposição para iniciarmos o processo de transição de forma construtiva e colaborativa.

                Ao colega vereador e novo prefeito César, desejo que logre êxito em seu projeto e em todas as ações de seu governo. Passadas as eleições, agora é o momento de governar para todos! Tenho certeza que fará um ótimo trabalho a frente de nosso município!

                Por fim agradeço especialmente a meus pais Paulo e Susana, a minha irmã Paola, aos meus amigos, a meus familiares, à minha companheira Renata, aos colegas de bancada, ao prefeito Lídio e sobretudo ao Pai Celestial, por sempre estarem me acompanhando e balizando as minhas decisões.

                Agradeço a todos os munícipes pelo acolhimento em todas as comunidades pelas quais passei, pelo apoio e também as críticas respeitosas recebidas, foram fundamentais para a construção de ideias e projetos ao longo de todo o meu mandato. Procurei fazer o meu melhor em tudo que me dispus a fazer!

Que os anos que estão por vir sejam de alegrias e realizações para todos nós. Contem comigo sempre!

               

Um caloroso abraço e até breve!!


Conteúdo Rodapé