23/04/2018

Vereador esclarece informações sobre o preço final da gasolina.

Vereador esclarece informações sobre o preço final da gasolina....

Na sessão desta segunda-feira, 23 de abril, o Vereador Moacir Ascari (MDB) utilizou a tribuna para reporta-se ao assunto relativo à composição do preço do combustível. O edil trouxe informações dos custos de produção dos combustíveis, desde a refinaria até os postos de venda. Na refinaria a base de produção da gasolina comum é composta por 73% de gasolina e 27% de etanol, custando a este órgão R$1,728. Já com os impostos o produto final custa R$1,975.

A distribuidora tem uma margem bruta de R$0,223 ao litro e o frete médio, conforme a distancia, custa R$0,04 ao litro transportado. Já os postos revendedores obtém uma média bruta ao litro de R$0,389 ao litro, ou seja, a gasolina comum chega aos postos custando R$4,40 sem impostos. O custo final ao consumidor pode variar em cada estado, em função do preço do ICMS, o conhecido Preço Pauta, calculado sobre a média do valor do custo que chega as distribuidoras.

Ascari falou sobre a contratação emergencial de médico veterinário, visto que os dois profissionais do Estado que atuam no Município passaram em outros concursos e estão deixando as vagas. Caso uma das vagas não seja ocupada a tempo, dois abatedores do município não poderão executar suas função, uma vez que é obrigatório o acompanhamento de serviço técnico para o abate.