01/09/2023

Sessão Solene comemora 50 anos da APAE

Câmara homenageou a entidade na última quarta-feira, dia 30

Na quarta-feira, dia 30 de agosto, exato dia em que a  APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Flores da Cunha completa 50 anos de fundação, a Câmara Municipal de Flores da Cunha celebrou este marco histórico com Sessão Solene realizada na sede da entidade. A homenagem, proposta pela vereadora Silvana De Carli (Progressistas), contou com a presença de autoridades municipais e estaduais e condecorações aos ex-presidentes e diretoras.

Desde sua criação em 1973, a APAE desempenha um papel fundamental. Esta organização da sociedade civil tem se dedicado à promoção do bem-estar social, educação e saúde. Além disso, seu atendimento se estende para Nova Pádua, causando impacto positivo nas vidas das pessoas. Atualmente, com uma equipe formada por 33 profissionais dedicados, a instituição atende a aproximadamente 114 indivíduos e suas famílias, oferecendo suporte abrangente para diversas formas de deficiência física, intelectual e múltipla.

Em seu pronunciamento, Silvana expressou sua gratidão pela oportunidade de homenagear a APAE pelos seus 50 anos, destacando como entidade é amada por toda a comunidade de Flores da Cunha. A vereadora ressaltou o compromisso dos profissionais da APAE em fazer a diferença na vida dos usuários e enfatizou a importância da instituição como um porto seguro e inclusivo para as famílias. "Nós estamos plantando uma pequena sementinha neste processo com a criação da Comissão da Pessoa com Deficiência, que propus com o apoio dos colegas e que tem a missão de levar esse olhar inclusivo para a sociedade e também trabalhar políticas públicas que garantam os direitos das pessoas com deficiência", afirmou.

O presidente da APAE, Darci Dani, frisou que todos os munícipes colaboram em algum momento e que os 50 anos são a soma do trabalho de muitos voluntários que trabalharam pela entidade. “Na Federação Gaúcha, o pessoal conhece e reconhece o trabalho da nossa APAE, como um exemplo. E nós somos testemunhas de que nossos usuários são muito bem tratados por nossos colaboradores.Realmente esse pessoal que trabalha aqui. Eles tem muito amor, dedicação e trabalho com nossos usuários.Essa entidade é motivo de orgulho e satisfação.