14/08/2023

Requerimento aprovado nesta segunda

vereadores acataram pedido de abono de falta

Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 14, o legislativo florense aprovou o requerimento nº 021/2023, do Vereador Luiz André de Oliveira, que solicita o abono da falta na reunião de Comissão de Constituição e Justiça do dia 03/08/2023, em conformidade com o art. 69, parágrafo 1º, da Resolução nº 090, de 29 de novembro de 2022, já que a falta se deu por motivo de viagem ao Uruguai para abertura de parcerias comerciais com empresários locais e da região.

No grande expediente, a vereadora Silvana De Carli (Progressistas) anunciou a volta do ponto de vendas de passagens para o ponto localizado na Av. 25 de julho. A vereadora aproveitou ainda para destacar a atuação da Procuradoria da Mulher desde a sua criação, no final de 2022, para combater a violência doméstica e desigualdade de gênero, enfatizando a Lei Maria da Penha como proteção essencial. Para a progressista, o relato da criadora da lei, Maria da Penha, revela a necessidade de reformulação do sistema legal. A vereadora, que atua como procuradora da mulher na Câmara, tem realizado palestras com o intuito de divulgar as causas da permanência em relações abusivas e propondo empoderamento e conscientização. Silvana detalha o ciclo da violência, assim como o assédio sexual e suas diferenças, medidas de responsabilização e prevenção e ainda orientações sobre como denunciar.

O vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB) ressaltou a importância histórica do 80º aniversário da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, enaltecendo a bravura dos combatentes, destacando a participação de sete pracinhas florenses. Dalcero expressou preocupação com a negligência no Camping Alberto Mattioni, enfatizando a necessidade de manutenção contínua. Ele criticou a falta de transparência no embargo da ampliação do Centro de Saúde e enfatizou a importância de uma rápida resolução. O parlamentar também abordou avanços na infraestrutura de transporte na escola São José, reconhecendo os esforços da comunidade e lamentou a demora da retirada de um poste para instalação de uma parada de ônibus. Dalcero também frisou que espera que a troca do ponto de vendas de passagens de ônibus retorne para a Av. 25 de julho, conforme anunciado pelo Executivo.

O vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos) enfatizou a necessidade de projetos de habitação em Flores da Cunha, citando experiências de municípios como Trindade do Sul e Viamão. Ele destacou os critérios de elegibilidade para programas habitacionais, como o "Minha Casa, Minha Vida", e a diversidade de faixas de renda atendidas. O parlamentar compartilhou relatos de moradores em busca de moradias e ressaltou que muitos preferem casas a apartamentos. Ele sugeriu a implantação de um plano habitacional eficaz na cidade e referiu-se a um projeto em Trindade que visa construir unidades a um custo acessível. O vereador sugeriu a elaboração de um projeto habitacional com requisitos claros, memorial descritivo e busca de financiamento federal. O republicano reconheceu que a demanda é grande, mas incentivou o início dessa empreitada para beneficiar a população de baixa renda.