06/10/2023

Parlamento Regional da Serra Gaúcha debate Universidade Federal no Nordeste Gaúcho

Encontro ocorreu em Nova Prata nesta quinta, dia 5

A Câmara Municipal de Flores da Cunha marcou presença em mais uma reunião do Parlamento Regional da Serra Gaúcha. O presidente da Casa, Diego Tonet (Progressistas) e o vereador Vitorio Francisco Dalcero (MDB), estiveram no encontro realizado nesta quinta, na Câmara de Vereadores de Nova Prata, com a presença da deputada federal Denise Pessôa e o deputado estadual Pepe Vargas, entre outras autoridades da região para debater a mobilização das cidades da região em apoio à criação da Universidade Federal do Nordeste Gaúcho.

O presidente do Parlamento e também vereador de Nova Prata, Gilmar Peruzzo, destacou a importância de unir esforços para preencher a lacuna educacional na região. A reunião teve como objetivo principal elaborar um documento de apoio à criação da universidade, que será entregue ao ministro da Educação, Camilo Santana. A proposta é seguir um modelo semelhante ao que garantiu recursos federais para a expansão do Hospital Geral da região. Peruzzo enfatizou a necessidade de envolver a comunidade, empresários e a bancada federal de Brasília nesse esforço conjunto.

Entre as possibilidades discutidas para a Universidade Federal do Nordeste Gaúcho, estão a criação de uma nova instituição do zero, uma extensão da UFRGS na região ou a oferta de cursos federais na estrutura da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O foco principal, no entanto, é a criação de uma universidade independente.

A localização da universidade ainda não está em discussão, pois os líderes acreditam que essa etapa deve ocorrer após a confirmação da criação da instituição. A ideia é que, no futuro, a universidade federal possa se expandir em núcleos por toda a região para atender às demandas educacionais locais.