Lorete Maria Calza Paludo será homenageada com o título de Cidadã Benemérita

Sessão Solene ocorrerá nesta quinta-feira, dia 18 de abril, a partir das 19h, na Sala de Sessões Olindo Carlos Toigo

Alegre, extrovertida e sempre disposta a aprender e ensinar. Uma boa conversa com ela é repleta de adereços, curiosidades ou fatos históricos, independentemente de qual tenha sido a pauta inicial. Assim é Lorete Maria Calza Paludo, mulher forte e determinada que receberá o Certificado de Cidadã Benemérita nesta quinta-feira, dia 18 de abril, a partir das 19h, em Sessão Solene que ocupará a Sala de Sessões Olindo Carlos Toigo da Casa Legislativa Raymundo Paviani.

Uma indicação da Bancada do MDB, a homenagem é uma forma de reconhecer os serviços prestados por Lorete ao município florense, com destaque para o setor cultural e educacional.

Filha de Jaime Calza e Lourdes Galiotto Calza, Lorete nasceu em 19 de julho de 1973, no Travessão Aquidaban, na Linha Cem de Flores da Cunha. Na juventude, a curiosa Lorete achava que dormir era perda de tempo, por isso, virava as noites lendo e viajando pelos clássicos da literatura.

O gosto pelos livros levou-a a graduar-se em Estudos Sociais e História, e atuar como professora em diversas disciplinas por quase 30 anos, marcando a vida escolar de centenas de alunos florenses. Sua trajetória foi escrita, grande parte, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Rafael, onde exerceu as funções de professora, vice-diretora e diretora. Chegou a ser, inclusive, coordenadora do projeto Astro – Festival de Cinema Estudantil, do Festival de Poesia, e da Banda São Rafael. Mas não se pode deixar de falar da atuação de Lorete no Grupo Educacional Mutirão (EJA), Colégio São Carlos de Caxias do Sul, Audaz e Question (Cursos Pré-vestibular).

Na área política, a florense ocupou o cargo de diretora do Departamento de Cultura, período no qual ganhou destaque a reformulação da Feira do Livro e a criação do Conselho Municipal da Cultura. Paixão esta que segue viva em seu dia a dia, afinal, desde 2016, Lorete é diretora da Associação dos Amigos do Museu, entidade que realiza a Note de Ciàcole e atua nos diversos tombamentos realizados no município, como o Cemitério Campo Santo dos Imigrantes, Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, e Campanário da Igreja Matriz Nossa Sra. de Lourdes.

Como uma das figuras mais relevantes da propagação do Talian, a língua co-ofical do município, a professora e historiadora também apresenta o web programa semanal Parla Talian, que tem o objetivo de resgatar as raízes da nossa tradição.

Lorete é viúva há 34 anos de Jairo Francisco Paludo, com o qual teve os filhos, Cesar Augusto e Anai Francisca Paludo. Hoje também é avó de Murilo e do pequeno Luciano.

A Sessão Solene que agraciará a florense com o título de Cidadã Benemérita também poderá ser acompanhada pelo Facebook e YouTube da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha.