Lorete Maria Calza Paludo recebe o título de Cidadã Benemérita

A professora e historiadora florense foi homenageada na Sessão Solene da última quinta-feira, dia 18 de abril

Na noite da última quinta-feira, dia 18 de abril, a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha entregou o certificado de Cidadã Benemérita à professora e historiadora florense, Lorete Maria Calza Paludo.

Uma indicação da Bancada do MDB, a homenagem foi uma forma de reconhecer os serviços prestados por Lorete ao município florense, com destaque para o setor cultural e educacional.

Natural do Travessão Aquidaban, na Linha Cem de Flores da Cunha, Lorete é filha de Jaime Calza e Lourdes Galiotto Calza, nasceu em 19 de julho de 1973 e, desde a juventude, carrega consigo a curiosidade e o gosto pelos livros.

Graduou-se em Estudos Sociais e História, e atuou como professora por quase 30 anos, marcando a vida escolar de centenas de alunos florenses. Sua trajetória foi escrita, grande parte, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Rafael, onde exerceu as funções de professora, vice-diretora e diretora. Chegou a ser, inclusive, coordenadora do projeto Astro – Festival de Cinema Estudantil, do Festival de Poesia, e da Banda São Rafael. Mas não se pode deixar de falar da atuação de Lorete no Grupo Educacional Mutirão (EJA), Colégio São Carlos de Caxias do Sul, Audaz e Question (Cursos Pré-vestibular).

Na área política, a florense ocupou o cargo de diretora do Departamento de Cultura, período no qual ganhou destaque a reformulação da Feira do Livro e a criação do Conselho Municipal da Cultura. Paixão esta que segue viva em seu dia a dia, afinal, desde 2016, Lorete é diretora da Associação dos Amigos do Museu, entidade que realiza a Note de Ciàcole e atua nos diversos tombamentos realizados no município, como o Cemitério Campo Santo dos Imigrantes, Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, e Campanário da Igreja Matriz Nossa Sra. de Lourdes.

Como uma das figuras mais relevantes da propagação do Talian, a língua co-ofical do município, a professora e historiadora também apresenta o web programa semanal Parla Talian, que tem o objetivo de resgatar as raízes dessa tradição.

Lorete é viúva há 34 anos de Jairo Francisco Paludo, com o qual teve os filhos, Cesar Augusto e Anai Francisca Paludo. Hoje também é avó de Murilo e do pequeno Luciano.

Com o plenário lotado, Lorete se emocionou com as homenagens recebidas não só do poder legislativo, mas também de seus familiares, ex-alunos, professores, colegas e pelo Coro Municipal de Flores da Cunha, que participou da sessão entoando canções e comovendo os presentes. Após, os convidados foram recepcionados com um coquetel no Solar da Câmara de Vereadores.

Crédito das fotos: Luizinho Bebber