04/05/2021

Forlin aborda benefícios da iluminação para segurança pública

Vereador trouxe dados sobre projeto desenvolvido em 2019

No grande expediente da sessão desta segunda, dia 3 de maio, o  vereador Carlos Roberto Forlin (MDB) falou sobre a modernização da iluminação pública e seus benefícios para a segurança. O parlamentar fez um resgate sobre as obras realizadas pela gestão passada da Prefeitura Municipal.

Para Forlin, a iluminação em LED é um avanço para o município e destacou as melhorias em pontos como a Avenida Vindima que dá acesso ao Parque da Vindima e a Avenida 25 de julho, em frente a Caixa Econômica Federal. “Demonstra a preocupação com a segurança, inibe o crime e traz benefícios”, defendeu.

O vereador frisou ainda que, enquanto servidor do departamento de apoio à Indústria, Comércio e Serviços, em 2019, trabalhou no desenvolvimento de um projeto que foi contemplado pela RGE e Eletrobras, no qual foi feito um relatório de todas as instalações existentes no município, que consiste na remoção das luminárias atuais para serem substituídas pelas lâmpadas de LED. “Hoje o município tem 6 mil luminárias e pagamos a energia de 12 horas por dia, sendo ela usada ou não. Estima-se um valor de R$ 200 mil em energia elétrica. Pra vocês verem a dimensão de um projeto desses, o que Flores da Cunha e o cidadão ganham, pois quando falamos de iluminação pública, estamos falando de segurança”, definiu.

Forlin destacou ainda que o projeto promove uma economia de 10 a 15% para o Poder Público já que prevê a reutilização de materiais como cabeamento e braceletes dos postes de luz.

Antes de finalizar, o vereador apresentou dois vídeos que demonstram as melhorias que a iluminação em LED proporcionou em municípios como Londrina e Vacaria.