06/10/2023

Exposição “Pele” reflete identidade negra

Parceria da Procuradoria da Mulher e do Coletivo Quitérias apresenta trabalho da fotógrafa Tatieli Sperry

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Flores da Cunha recebeu na noite desta quinta-feira, dia 5, o Coletivo Quitérias com o lançamento da série de exposições "Todas as Mulheres do Mundo" para destacar as lutas das mulheres contra as desigualdades de gênero, raça e condição social. A abertura da mostra fotográfica "Pele", da fotógrafa Tatieli Sperry, ocorreu no Solar Dalva Maitelli Belló, na Casa Legislativa.

“Queremos juntar forças para começar a desenvolver cada vez mais esse tema na nossa sociedade. A mulher precisa ganhar visibilidade, ela tem direito aos seus espaços e é isso que a gente pretende né com essa parceria da Procuradoria da Mulher com o Coletivo Quitérias e hoje recebendo a exposição da Tati”, frisou a procuradora da Mulher, vereadora Silvana De Carli.

Com um formato acessível, a exposição "Pele" foi concebida com o propósito de descentralizar a cultura e democratizar a arte. Suas imagens buscam promover a autoreflexão, encorajando as pessoas a se enxergarem e se reconhecerem através de diferentes tons de pele, fenótipos faciais e cabelos, enfatizando a valorização do feminino e a força da mulher negra, ao mesmo tempo em que mergulha nas raízes ancestrais.

“Para falar sobre Pele, sobre esse trabalho, inevitavelmente eu falo sobre racismo. Em relação aos portfólios de fotografia eu percebia essa falta de identificação em relação aos tons de pele e formas de corpo. A partir disso, comecei a trazer para o meu portfólio de trabalho, retratos de pessoas com outras tonalidades de pele, porque todos precisamos nos ver”, explicou a fotógrafa, Tatieli Sperry.

Esta mostra itinerante permanecerá na Casa Legislativa até 13 de outubro, disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 13h15 às 19h15. De 16 a 27 de outubro, as fotografias serão exibidas na Casa da Cultura Flavio Luiz Ferrarini. O evento é realizado pelo Coletivo Quitérias, com o apoio da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, e convida todos a apoiar a causa da igualdade e diversidade feminina.