02/05/2023

Comissão de Educação recebe secretário de Educação

Brusamarello apresentou ações desenvolvidas nos primeiros anos e metas para 2023

Nesta terça-feira, dia 2, após a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, a Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos recebeu o Secretário de Educação, Cultura e Desporto, Itamar Brusamarello,  para expor assuntos referente às ações e obras realizadas no Município na área da educação.

O secretário apresentou dados da pasta, que atende 11 escolas municipais (9 de ensino fundamental e duas de educação infantil, com 100% das crianças do município na escola. A secretaria oferece hoje 44 linhas de transporte escolar e 13 de transporte universitário, com 3900 alunos transportados por dia. Na merenda escolar, são oferecidas 4842 refeições em todas as escolas, com quatro refeições diárias nos turnos integrais somando 10.6524 refeições por mês. Anualmente, são oferecidas mais de 200 horas em formações de professores.

Entre as ações desenvolvidas no  atual governo, o secretário destacou a implementação da Plataforma Google Classroom, com a criação de 4234 emails institucionais e 1081 salas de aula virtuais, ainda utilizadas, mesmo após a pandemia. Brusamarello frisou sobre o acolhimento emocional, especialmente no retorno pós pandemia e o combate ao bullying. "Flores pertence aos 15% de municípios que não parou nem um dia na pandemia", destacou. Entre os projetos pedagógicos foram destacados: Mostra Científico-cultural, que neste ano passa a ser realizada também nas escolas estaduais, premiação na Mostratec, Educação Financeira, Proerd, Festival de Bandas, Educação Patrimonial, entre outros.

Conforme o secretário,  nos últimos dois anos foram investidos R$ 11.483.424,00 em infraestrutura e obras nas escolas e R$ 2.880.799,00 em equipamentos e recursos, totalizando em R$ 14.364.223,00. Para finalizar, Brusamarello apresentou as metas e ações para o ano de 2023.

“A educação não se constrói somente em uma secretaria mas em todas, valorizar a todos que trabalham por esse resultado.É isso que o nosso município merece. Esse é o nosso compromisso: quando a gente  assume um desafio tem que encarar ele. Na administração pública, a gente age de acordo com a lei. Nosso lema é uma Educação inovadora comprometida com o futuro”, finalizou Brusamarello.

No final os vereadores fizeram questionamentos e ponderações. Estiveram presentes os membros da Comissão, presidente Angelo Boscari Junior (PDT), Silvana De Carli (Progressistas), Vitorio Francisco Dalcero (MDB), além do presidente da Casa, Diego Tonet (Progressistas) e os vereadores Carlos Roberto Forlin (MDB), Clodo Rigo (Progressistas), Luiz André de Oliveira (Republicanos).