23/04/2024

Câmara de Vereadores aprova dois projetos de lei por unanimidade

Votação foi realizada na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 22 de abril

A Casa Legislativa florense aprovou, em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, dia 22 de abril, o Projeto de Lei nº 20/2024, de autoria da vereadora Silvana De Carli (Progressistas), que denomina as vias públicas do loteamento Frare, no município de Flores da Cunha; e o Projeto de Lei nº 24/2024, que autoriza a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$ 25.000,00, de autoria do Poder Executivo, que se destina a criar rubricas  de  despesa  orçamentária  para  aplicação  de  recursos  financeiros  oriundos  da  União destinados ao Programa Bolsa Família e Cadastro Único.

Ao fazer uso do grande expediente, o vereador Vitório Dalcero (MDB), destacou os esforços da administração anterior e atual para que a comunidade possa contar, hoje, com um pavilhão da artística junto ao Parque de Rodeios Antônio Dante Oliboni, que, no próximo rodeio, com o aporte de novos investimentos, deverá estar concluído. O edil também abordou a importância de cercar e cobrir as quadras de tênis do Centro Municipal de Esporte e Lazer (Cemel), a partir de uma mensagem recebida via rede social, para que os praticantes desse esporte possam fazê-lo, independentemente das condições climáticas.

Vitório defendeu, ainda, que a passarela da Escola Estadual Horácio Borghetti seja mantida quando forem feitas as obras de revitalização da Av. 25 de Julho, uma vez que, inicialmente, o projeto não prevê uma passarela. O vereador conversou com a diretora da escola que ratificou a importância da manutenção da mesma para a segurança dos alunos, e não descartou que poderão ocorrer mobilizações da comunidade do bairro São Pedro solicitando que seja mantida. Vitório concluiu afirmando que acredita que a retirada da passarela em frente à Escola Horácio Borghetti não seja uma medida de bom senso, mas acredita que seja possível manter o Belvedere, o Centro de Atendimento ao Turista, e estender uma alça para permitir a passagem dos pedestres com segurança, via passarela.

Na sequência, a vereadora Silvana De Carli (Progressistas) ocupou o grande expediente para defender o Projeto de Lei nº 20/2024, de sua autoria. Em seu discurso, a edil enalteceu que dar nome às ruas do Loteamento Frare, na localidade de Nova Roma, é muito mais que facilitar a entrega de correspondências e outras encomendas, obter um endereço correto é uma forma de os moradores poderem se identificar com as ruas. Além de uma questão prática do dia a dia, significa poder homenagear as pessoas que contribuíram com o município, uma vez que as ruas do loteamento serão nomeadas com nomes de pessoas que, de alguma forma, contribuíram para o seu desenvolvimento, e estes foram escolhidos pelos próprios moradores, por meio de abaixo-assinado.

A edil contou brevemente a história das cinco personalidades que darão nome às ruas: Pedro Frare, José Waldomiro Taglieber (Vô Miro), Antonieta Frare, Valdir Michelon e Friedoldo Leopoldo Bloss (Bloss). Silvana finalizou sua fala agradecendo aos familiares dos homenageados presentes na ocasião.

Os vereadores também aproveitaram a sessão para manifestar repúdio a fala do vereador do município de Antônio Prado, Neudi José Balancelli (MDB). Em sessão plenária ordinária do dia 16 de abril, o edil desmereceu a produção de vinhos e o trabalho dos munícipes de Flores da Cunha, atualmente o maior produtor da bebida no Brasil.

Confira as propostas aprovadas:

Projeto de Lei nº 20/2024: denomina as vias públicas do loteamento Frare, no município de Flores da Cunha.

Autoria: vereadora Silvana De Carli (Progressistas).

Projeto de Lei nº 24/2024: autoriza a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$ 25.000,00.

Autoria: Poder Executivo