02/10/2023

Câmara aprova repasse de recursos ao Hospital

Projeto foi aprovado na sessão ordinária desta segunda

Na sessão desta segunda, dia 3, a Câmara Municipal de Flores da Cunha aprovou o projeto de lei nº 049/2023 que autoriza a transferência de recursos financeiros ao Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima e autoriza a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$ 100 mil. Os recursos são originários de emenda parlamentar do Deputado Alceu Moreira, destinados ao custeio dos serviços de assistência hospitalar e ambulatorial para cumprimento das metas nacionais.

Durante o grande expediente, o vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) expressou preocupação com a falta de entendimento entre os poderes no nível nacional, destacando as disputas entre o Legislativo, o Senado e o STF. O vereador mencionou a proposta de emenda constitucional (PEC) que busca limitar a interferência do STF em decisões legislativas. Rigo afirmou sua posição conservadora, defendendo valores como a família e a liberdade de expressão. Por fim, o vereador parabenizou os conselheiros tutelares eleitos no último domingo e expressou preocupação com a baixa participação nas eleições, fazendo uma alusão à política.

O vereador Carlos Roberto Forlin (MDB) enfatizou a relevância do movimento Outubro Rosa, criado nos anos 1990 para conscientizar sobre o câncer de mama. De acordo com o vereador, o símbolo do laço cor-de-rosa, lançado pela Fundação Susan G. Komen, é celebrado anualmente, com o objetivo de reduzir a incidência e a mortalidade da doença. O câncer de mama é o mais comum entre mulheres em todo o mundo, com estimativas preocupantes. Forlin destacou que no Brasil, a campanha teve início em 2002 e continua a iluminar monumentos em rosa. Por fim, o vereador comentou que Flores da Cunha se juntou à causa com uma programação abrangente, incluindo palestras, Dia da Beleza e a aguardada Caminhada Pela Vida, da Liga Feminina de Combate ao Câncer, para conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção.

O vereador Angelo Boscari Junior (PDT) comentou sobre o encontro trabalhista do PDT, realizado na sexta-feira com o objetivo de mobilizar filiados e simpatizantes do partido. Conforme o vereador, cerca de 200 pessoas participaram do encontro, que objetivou fortalecer a relação entre representantes do PDT e a comunidade local. Boscari destacou a importância da busca por recursos financeiros via emendas para melhorias no município. Também agradeceu aos deputados Pompeo de Mattos e Afonso Mota por suas contribuições no encontro. O vereador enfatizou a importância da filiação de novos membros ao partido e destacou as conquistas do PDT no passado, ressaltando o compromisso com o desenvolvimento da cidade.