29/08/2023

Câmara aprova recursos para curso de formação da Guarda Civil

Moção às soberanas e embaixatrizes da 15ª Fenavindima também foi acatada

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Flores da Cunha desta segunda-feira, dia 28, os vereadores aprovaram o projeto de lei que destina R$ 200 mil para a realização de curso de formação da Guarda Civil Municipal. Também foi aprovada a Moção de Congratulações à Paula Bebber, Bruna Marini e Caroline Foss Lovison, rainha e princesas, e as embaixatrizes da 15ª Festa Nacional da Vindima. A sessão tem início às 18h, na sala de sessões Olindo Carlos Toigo, na Casa Legislativa Raymundo Paviani, com transmissão pelo Facebook e YouTube.

No grande expediente, o vereador Carlos Roberto Forlin (MDB) abordou a importância do planejamento urbano para as cidades do século 21 e destacou a criação de cidades sustentáveis e habitáveis, envolvendo mapeamento, antecipação de problemas e resoluções. Forlin discutiu o surgimento e evolução do planejamento urbano desde o século 19 até os desafios atuais, como mudanças climáticas e ODS da ONU e enfatizou o papel dos planos diretores municipais na regulamentação do crescimento e desenvolvimento urbano.O emedebista tratou da necessidade de abordagens mais centradas nas pessoas e na sustentabilidade nas cidades modernas.

O vereador Ademir Antonio Barp (MDB) anunciou que após mobilização da comunidade e da bancada do MDB, a localização da praça de pedágio foi alterada O parlamentar destacou que a boa notícia para a comunidade de Nossa Senhora do Carmo, se deu devido às reuniões com autoridades estaduais e a comissão de vereadores para discutir acessos e preocupações da zona norte da cidade. Conforme Barp, a nova estrutura de pedágio será implantada após a ponte do rio das Antas, em Antônio Prado, consolidando uma vitória da comunidade e da política local.

O vereador  Diego Tonet (Progressistas) defendeu a moção de seu autoria e enalteceu a Fenavindima como um símbolo de Flores da Cunha desde 1967, e sua importância na celebração da produção de uvas. O progressista destacou o esforço da comunidade na criação da festa e elogiou a escolha das soberanas da 15ª Fenavindima, ressaltando seu papel na continuidade da tradição. O vereador destacou a liberdade criativa nos vestidos e a diversidade das candidatas e parabenizou as jovens e expressou gratidão, saudando as soberanas, princesas e embaixatrizes pelo comprometimento e dedicação. Fnalizandom enfatizou a relevância de todas no sucesso da festa e a promessa de fazer da 15ª Fenavindima um evento grandioso e memorável.

O vereador Horácio Natalino Rech (PSB) ressaltou a importância das tradições campeiras da família gaúcha, enfatizando seu papel como base cultural e social. Ele destacou a relevância dos trajes campeiros como símbolos de trabalho árduo e união familiar. Rech enfatizou a valorização das relações familiares, incluindo o respeito mútuo, a solidariedade e a criação de um ambiente amoroso. O vereador também enfatizou a responsabilidade de transmitir esses valores às gerações mais jovens e de honrar os idosos como detentores de sabedoria. Para ele,  o objetivo é construir uma sociedade gaúcha mais forte e unida.

Conheça as propostas aprovadas

Discussão e votação do Projeto de Lei nº 045/2023, que autoriza a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$200.000,00.

Entenda: Destina-se a criar rubricas de despesa orçamentária para a realização de curso de formação da Guarda Civil Municipal, realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Discussão e votação da Moção nº 012/2023, de Congratulações à Paula Bebber, Bruna Marini e Caroline Foss Lovison, por terem sido escolhidas Rainha e Princesas, respectivamente, da 15ª Festa Nacional da Vindima, e às Embaixatrizes Ana Boaria Arraldi, Caroline Francescatto, Daniela Schiavenin, Fernanda Giacomin Gaio, Glenda Venturin de Carvalho, Kimberly Andrelise de Andrade da Silva, Laís Venturin Variza, Letícia Variani, Maisa Rombaldi Venz, Manuela Eloi, Suelen Berti de Oliveira, Vitória Grison Basso e Vivian Tonello, por terem participado do referido concurso, que ocorreu no último dia 19 de agosto de 2023, no Parque da Vindima Elóy Kunz.

Autoria: Diego Tonet (Progressistas)