02/06/2022

Boscari aborda investimentos no esporte e saúde

Vereador falou sobre a importância da distribuição dos recursos do município em diferentes áreas

Durante o grande expediente da sessão ordinária desta segunda, dia 30, o  vereador Angelo Boscari Junior (PDT) também destacou os investimentos na área do esporte e frisou que todos os setores merecem atenção. Boscari comentou ainda sobre os investimentos na área de saúde, apresentados na audiência pública nesta segunda, e lamentou a baixa participação da comunidade.

Aproveitando a fala do vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) sobre a reação da comunidade aos investimentos no esporte, o Boscari comentou que é importante que todos estejam a par dos assuntos. “Buscar a informação correta, o teor real daquela notícia para que não não disseminar as fakenews”, descreveu. O pedetista frisou que todos os recursos que chegam ao município devem ser aproveitados. “Tudo que vem para o município vai auxiliar no desenvolvimento da nossa comunidade como um todo. E recursos de Secretaria Estadual de Esporte não têm como ser investido em saúde, infraestrutura, segurança. Cada secretaria tem o seu orçamento e deve ser aplicado da melhor forma possível e todos os setores são prioridade”, relatou.

O vereador comentou ainda que saúde, educação e segurança pública exigem cada vez mais e devem ser prioridades máximas, e que o esporte, a infraestrutura, o desenvolvimento humano também são importantes. “Cabe ao gestor administrar bem os recursos e nós, como vereadores, fiscalizar, ver se está sendo bem aplicado esse recurso. Então, a comunidade às vezes nos procura e às vezes não, prefere criticar antes de buscar saber o que realmente está acontecendo e isso entristece um pouco, porém ficamos sempre a disposição para esclarecimentos”, disse.

O vereador destacou ainda a apresentação do relatório de gestão em saúde realizado na segunda à tarde, na Câmara. “Hoje questionamos sobre o Sistema de Saúde, sobre a falta de médicos, que é uma realidade no município. A secretária explicou que existem as vagas, existe até o programa federal para a destinação de profissionais da saúde para o município, porém não têm interessados”, lamentou.

Boscari destacou ainda a fala do presidente do Conselho Municipal da Saúde, Alcides Fontana, sugerindo que os médicos que se formam em Universidades Federais oferecem uma contrapartida ao estado. “Eles se formaram através de uma instituição pública gratuita, então eles deveriam trazer de volta em serviços para a comunidade como contrapartida. Podem sim ter os seus consultórios, acredito que profissionais capacitados devam sim mostrar seus serviços para a comunidade, até na iniciativa privada, mas deveria ter força de lei para que eles prestassem serviço público como contrapartida”, concordou.