07/06/2022

Barp enaltece trajetória de 140 da comunidade de São João Batista

Vereador assinou moção de congratulações à diretoria da comunidade

O vereador Ademir Barp (MDB) aproveitou o espaço na tribuna, na sessão desta segunda, dia 6, para narrar a trajetória e a fundação da comunidade de São João Batista, no Travessão Cavour. Na sessão, os vereadores aprovaram a Moção de Congratulações, de autoria do vereador, que foi entregue no final da sessão às lideranças da comunidade Antonio Coloda e Alice Coloda, Daniel Boff e Fabiana Boff; e Nadir Renon e Isaias Renon, extensiva a todos os moradores e sócios.

Barp (MDB) destaca que os primeiros moradores, em sua maioria imigrantes italianos, que saíram de seu país de origem em busca de melhores condições de vida, começaram a se estabelecer nesta comunidade em meados de 1881. “Na época a vila de Nova Trento pertencia a Colônia de Caxias, tornando-se mais tarde o 2º Distrito de Caxias. As terras foram divididas em travessões, sendo que o Travessão Cavour pertenceu a 11ª Légua, juntamente com Travessão Esmeralda e Travessão Conde D’Eu. Cada família adquiriu um lote de 10 a 30 hectares”, relatou.

Por volta de 1882 os moradores se reuniram e constituíram um pequeno cemitério em uma área de terra de Francesco Rizzo. Mais tarde a área foi adquirida para construção da capela e da escola. A capela São João Batista, Travessão Cavour é uma das primeiras sociedades religiosas a serem constituídas no antigo povoado de Nova Trento. “Foi fundada em 8 de julho de 1882, sendo seu estatuto composto por 10 artigos. Naquele ano foi construída uma pequena capela de madeira em uma área de terras de Francesco Rizzo. Mais tarde, em 9 de setembro de 1896 ocorreu a aquisição do terreno medindo 40 metros de frente com 53 metros de fundo, totalizando 2.120m²”, comentou o vereador.

Em 1929 as famílias de Luigi Mascarello e Luiz Bett adquiriram um sino de bronze. “Num primeiro momento foi instalado em uma árvore, e todos os dias era tocado às 11h30min como forma de aviso para o pessoal que trabalhava na colônia ir para casa preparar o almoço. Certo dia o sino despencou da árvore e o objeto então foi colocado numa estrutura de eucaliptos. Atualmente está em uma estrutura de ferro”, contou.

Em 1946, sob a direção de Giuseppe Zim e Ângelo Zamboni, teve início a construção da atual igreja, cuja obra foi concluída em 1949. Em 1959 a comunidade construiu um pequeno salão para festas e encontros, sendo que na parte superior por alguns anos funcionou como escola e no primeiro piso era utilizado para festas e bodega. Em 1973 o antigo salão deu lugar a um novo espaço para eventos, quando foi construído o atual salão. Em 2 de fevereiro de 1969 foi inaugurado o primeiro campo de futebol do Esporte Clube São João. Em 1980 a família Gauer de Caxias do Sul adquiriu a propriedade da família Bett. Como os jovens não tinham outras formas de lazer, ainda no início da década de 1980 a comunidade adquiriu da família de Claudino Zim uma área de terras situada aos fundos do cemitério, onde foi construído um novo campo de futebol, inaugurado em 12 de março de 1982.

“Isso nos engrandece, nos alegra. Saber que temos comunidades tão longevas em nosso município. Parabéns a toda a comunidade de São João e as pessoas que aqui a representam. Muito nos honra ter essas comunidades atuantes em nosso interior e tão participativas na nossa Flores da Cunha”, finalizou.