07/06/2022

Angela homenageia Paula Cavagnolli e reflete sobre criação do COMDIM

Vereadora defendeu a criação do Conselho Municipal da Mulher

Na sessão desta segunda-feira, dia 6 de junho, a vereadora Angela Maria Machado Cardoso (Republicanos) aproveitou seu último espaço no grande expediente - antes da volta do vereador titular, Luiz André de Oliveira (Republicanos) - para homenagear algumas mulheres. Em especial, a vereadora homenageou Paula Cavagnoli, por sua atuação comunitária e política na comunidade de Flores da Cunha, para a qual a vereadora apresentou a Moção de Congratulações, aprovada pelos colegas por unanimidade na última sessão.

A vereadora destacou a trajetória de Paula. Graduada em administração e comércio exterior pela UCS, NBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, além de tecnóloga em Gestão de Pessoas e Contabilidade, foi a primeira e única mulher presidente do Clube Rui Barbosa, atuando por dois mandatos, foi fundadora e idealizadora do Grupo de Jovens da Linha 80, incentivadora e idealizadora do 1º Campeonato Interno de Futebol, nas categorias masculino e feminino, e de Bocha, masculina e feminina, incentivando a prática esportiva, também foi presidente do PDT de Flores da Cunha e candidata a vice-prefeita em 2020. “Paula sempre foi uma pessoa íntegra, respeitosa e influenciou mulheres, como eu, a lutarem por seus direitos e inspira muitas mulheres, inclusive esta vereadora que vos fala”, frisou a vereadora.

Angela relatou ainda que, juntamente com a vereadora Silvana De Carli (Progressistas), reuniu-se com com o capitão da Brigada Militar Daniel Tonatto e com o delegado Rodrigo Duarte para buscar informações sobre as ocorrências que envolvem violência contra mulher no município. “Pudemos ouvir várias informações e sugestões do comandante e do Delegado, achei muito válida a sua iniciativa colega vereadora”, comentou.

A parlamentar lembou ainda da criação da lei federal nº 7353/85, que cria o Conselho Nacional do direito da mulher - CNDM, cuja finalidade consiste na eliminação da discriminação contra a mulher,  assegurando-lhe a liberdade e a igualdade. “Nesta linha, nós entendemos que o município de Flores da Cunha carece, necessita criar o seu Conselho Municipal da Mulher, o COMDIM, e o seu Fundo Municipal do Direito da Mulher o FUMDIM, que possuem a finalidade de contribuir para a implantação e a criação de políticas públicas que visem garantir os direitos e a igualdade de nós mulheres, nas relações domésticas, cotidianas e familiares. Além disso proteger resguardar de qualquer negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão nas relações de trabalho, saúde e da vida da mulher como um todo”, sugeriu.